Este manual de orientação de uso do whatsapp para pequenas empresas é uma produção do jornalista James Pimentel, resultado do trabalho de conclusão na Pós-graduação em Comunicação Institucional e Empresarial da UFMA em Imperatriz. O estudo, sob minha orientação, foi realizado entre os dias 12 e 31 de março de 2017 com as 50 empresas do ramo de serviço e varejo atuantes no Tocantins Shopping Center, o primeiro de Imperatriz/MA com sala de cinema em 3D e franquias multinacionais. Este trabalho teve o objetivo de compor um manual de orientação para uso do aplicativo WhatsApp para esses comerciantes. Do universo investigado, apenas 32 lojas tinham dado início ao uso sistematizado da plataforma. Assim, a pesquisa buscou compreender como a ferramenta vinha sendo empregada para, a partir disso, organizar uma proposta de utilização mais eficiente. O resultado foi disposto em um guia dividido por dez seções, com o foco de aperfeiçoar e padronizar a rotina já existente desses comerciantes, mas que de maneira geral podem vir a sanar dúvidas de outros gestores, já que foram pensadas a partir das dificuldades, deficiências e experiências positivas de cada um dos entrevistados. 

Baixar o manual: guia-whatsapp