Neste estudo, que resultou na produção do “Acervo Literário: um guia sobre escritores de Imperatriz” é uma produção dos acadêmicos de jornalismo da UFMA de Imperatriz, Aleilton dos Santos e Leiliane de Araújo dos Santos, sob minha orientação (professora Thaísa Bueno). A proposta foi organizar um guia com perfis e obras dos escritores mais populares de Imperatriz.

Inicialmente optou-se pelo levantamento bibliográfico, a fim de conhecer o que se tinha publicado na cidade sobre a literatura local. Constatou-se, entre outras coisas, que em Imperatriz, até esta data, nenhum produto disponível nas bibliotecas da cidade, bem como nos acervos das universidades e na Academia Imperatrizense de Letras (AIL) havia se proposto a contar a história dos escritores locais, bem como de suas publicações. Encontrou-se na AIL o livro “Perfis Acadêmicos AIL”, de 2016, elaborado com breves histórias de vida dos membros, mesmo assim esta obra não concorre com a do projeto proposto porque não contempla autores que não são acadêmicos e, também, porque não traz um retrato do autor, restringindo-se a fazer uma descrição leve da data de nascimento, formação educacional e vínculo social familiar. 

Uma vez cientes da complexidade do tema e da parca literatura sobre os escritores locais buscou-se como critério inicial para orientar a escolha dos autores que compõe o guia a popularidade na cidade. Assim, a proposta que norteia a seleção dos nomes dos autores que estão referenciados neste trabalho surgiu a partir de questionamentos dirigidos a públicos que se entendeu ter relação de interesse com o tema literatura e pertencer a grupos distintos. São pessoas que trabalham ou têm interesse na produção literária da cidade, uma vez que dialogam com o desenvolvimento cultural de Imperatriz.

Assim, a pesquisa optou por cinco grupos para aplicar o questionário:

  • Membros da Academia Imperatrizense de Letras: A AIL é uma instituição de referência no campo da literatura local fundada em 1991, e acreditamos que seus membros por, em tese, serem formados por escritores, são pessoas que conhecem de literatura para além da publicação dos seus próprios pares. Além disso, seria um dos públicos mais interessados na disseminação dessas informações.
  • Membros do Clube do Livro: O Clube do Livro é um grupo de pessoas que têm em comum o gosto pela literatura e que promove reuniões mensais para discutir um livro lido em comum. O projeto começou em outubro de 2014 e é formado por 20 integrantes. São jovens das mais diferentes profissões. Em tese o grupo é formado por pessoas que leem e consomem literatura.
  • Alunos de Jornalismo e Letras: Este grupo foi escolhido pelo fato dos alunos de Jornalismo serem futuros formadores de opinião e as resenhas literárias sejam, efetivamente, um produto que faz parte da rotina dos profissionais de Comunicação eles seriam um potencial público de interesse no tema. Já os alunos de Letras estão entre o público selecionado por estudarem efetivamente a literatura e terem entre seu escopo de estudo as críticas literárias.
  • Jornalistas e professores de Jornalismo: Como responsáveis por levar a informação para a sociedade e agindo como “formadores de opinião”, optou-se por incluir os jornalistas dos veículos da imprensa tradicional da cidade e os professores do curso de Comunicação Social- Jornalismo da UFMA, campus de Imperatriz.
  • Público da Internet: A fim de conhecer um pouco mais sobre a opinião de um público menos especializado, optou-se também por disponibilizar a pesquisa na internet. Embora não seja efetivamente um grupo direcionado, a ideia ao incluir esse nicho era atrair pessoas que se interessam pelo tema a ponto de se sentirem interessas em responder a pesquisa.

Ao todo 71 nomes foram citados. Esta questão foi essencial para a seleção dos 10 escritores que ganharam um perfil de maior profundidade no guia de escritores de Imperatriz. Os demais nomes que foram citados receberam um perfil de menor profundidade.

 

Tabela . Que autor você considera o maior expoente da literatura de Imperatriz?

 

Escritores Quantidade de pessoas
Adalberto Franklin 44
Ita Portugal 34
Zeca Tocantins 27
Lilia Diniz 21
Edmilson Sanches 18
Marcos Fábio 16
Gilmar Pereira 12
Agostinho Noleto 12
Livaldo Fregona 11
Edelvira Marques 8
Edna Ventura 5
Antônio Coutinho 2
Domingos César 2
Adriana Moulin 1
André Wallyson 1
Antônio Coutinho 1
Ariston de França 1
Arlene Azevedo 1
Arnaldo Monteiro 1
Aureliano Neto 1
Carlos Ociran 1
Carlota Carvalho 1
Cássius Chai 1
Cícero Marcelino 1
Conceição Formiga 1
Dom Affonso 1
Edmilson Franco 1
Elson Araújo 1
Fernando Cunha 1
Francisco Aldebaran 1
Francisco Itaerço 1
Francisco Lima 1
Helena Ventura 1
Hyana Reis 1
Itamar Fernandes 1
Ivan Lima 1
James Pimentel 1
João Rênor 1
Joaquim Haickel 1
José Breves 1
José Geraldo Costa 1
José Herênio 1
José Queiroz 1
José Ribeiro 1
Jucelino Pereira 1
Jurivê de Macêdo 1
Kaline Cunha 1
Leonildo Alves 1
Liratelma Cerqueira 1
Lourival Serejo 1
Magno Urbano 1
Márlon Reis 1
Miguel Daladier 1
Natália Mendes 1
Nayane Brito 1
Neneca Motta 1
Pastor Porto 1
Paulo Maciel 1
Phelippe Duarte 1
Ribamar Fiquene 1
Ribamar Silva 1
Salvio Dino 1
Tasso Assunção 1
Tereza Bom-fim 1
Thays Assunção 1
Trajano Neto 1
Ulisses Braga 1
Vito Milesi 1
Waldemar Pereira 1
Waldir Braga 1
Weliton Carvalho 1
Wilson Filho 1
Não responderam 69

 

Fonte: Autores (2017).

 

 

Tabela 5: Lista de obras resenhadas.

Livro resenhado Autor
Abismos Livaldo Fregona
Contos órfãos Edmilson Sanches
Cotidiano cinza Marcos Fábio
Curandeiras Zeca Tocantins
Eu, Imperatriz Edelvira Marques
Homens, Mulheres, Amores Ita Portugal
Kelbilim Agostinho Noleto
O menino e a lagosta Gilmar Pereira
Ofício das letras Adalberto Franklin
Sertanejares Lília Diniz

Fonte: Os autores (2017)

 

O trabalho vai buscar financiamento para impressão, mas por enquanto pode ser baixado aqui: guia-literario1