Artigo publicado na revista Rumores, da USP, discute o títulos jornalístico e sua relação com o Lead.

O resumo do trabalho é este: Trabalhados de formas diferentes para as capas dos jornais impressos e para a internet, os títulos possuem uma íntima ligação com o lead, já que resumem a informação do primeiro parágrafo em um número menor de palavras. Nesse sentido, este artigo recupera de forma breve a história do chamado título informativo e discute sua relação com o lead. A proposta é entender quais perguntas que compõem o lead são costumeiramente destacadas nos títulos e se há diferenças nessa seleção quando o título está na plataforma digital ou de papel. O estudo tem como base um levantamento feito nos jornais Folha de S.Paulo O Estado de S.Paulo, no meio impresso e na Internet. Ao todo, 206 títulos foram analisados. Por fim, coloca-se a prova o que é e o que deixou de ser característica do título jornalístico. 

O link para acessar o texto completo segue: http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/127781