Análise do uso dos comentários dos leitores de jornais por parte da imprensa – uma categorização

Lucas Reino, Thaísa Bueno

Resumo

Apontado como um dos exemplos mais visíveis da postura participativa das audiências na internet, os comentários de leitores nem sempre interferem na rotina dos veículos e boa parte das vezes são ignorados pelos produtores de mídia. Às vezes, algumas postagens deixam o limbo e ganham destaque na rotina dos veículos. Assim, a proposta deste artigo é apresentar uma catalogação de alguns modelos de uso desse conteúdo pela mídia, e entender como e por que razão, em alguns casos, as postagens são utilizadas pela imprensa. O recorte inclui o acompanhamento de 22 veículos que oferecem a possibilidade de comentar entre jornais impressos, revistas e portais no Brasil, tendo como critério de seleção a tiragem e a circulação. O resultado aponta para uma frequência e tipologia de uso bem aquém da sua potencialidade. 

Artigo publicado na revista Novos Olhares: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/131451

Baixar: artigo-usodecomentarios-novosolhares