Já está disponível o segundo volume do livro Estudos em Linguagens: diálogos linguísticos, semióticos e literários, uma publicação que reúne professores de onze universidade brasileiras e representa a pesquisa de cinco Estados da Federação (SP, MA, BA, PR e MS) em torno das reflexões que vão da  linguística à formação do professor.

Já está disponível o segundo volume do livro Estudos em Linguagens: diálogos linguísticos, semióticos e literários, uma publicação que reúne professores de onze universidade brasileiras e representa a pesquisa de cinco Estados da Federação (SP, MA, BA, PR e MS) em torno das reflexões que vão da  linguística à formação do professor. livro eliane

A obra reúne artigos dos pesquisadores que participaram da primeira edição, lançada em 2004, e outros que somam ao grupo a preocupação com a divulgação de resultados de pesquisas variadas nas áreas da linguística, da semiótica, da literatura, da crítica genética, dos diálogos midiáticos, do ensino de línguas e da formação docente.

O artigo assinado por mim trata de comentários de leitores a partir da perspectiva de Habermans. Além desse texto, há outros imbricados em diálogos interdisciplinares podendo contribuir para o enriquecimento do conhecimento no que diz respeito às formas de linguagem, como também colaborar para o avanço de novas pesquisas.

O livro é organizado pelos pesquisadores Tania Regina Montanha Toledo Scoparo, Eliane Aparecida Miqueletti, Eva Cristina Francisco, Fábio Antonio Gabriel e vem com a chancela da editora carioca Miltifoco, com o Selo Luminária Academia, especializado em publicações de pesquisas no âmbito universitário.

A obra tem 340 páginas e está dividida em três grandes eixos: o primeiro voltado para discussões em torno da educação e formação; o segundo mais alinhado às reflexões semiótica e produtos midiáticas; e por fim o último grupo, que trata da linguagem artística.

Entre os artigos que compõe este novo volume, o leitor vai encontrar discussões sobre  educação que incluem desde políticas de letramento a problematizações em torno da formação em Letras, bem como considerações sobre ensino de línguas. No segundo agrupamento de artigos são apresentadas pesquisas que se debruçam sobre os discursos indígenas na mídia, os comentários de leitores na Internet e as ponderações sobre cinema. Já na  terceira parte do livro há artigos que pretendem ampliar o olhar
sobre os modelos literários, indo do romance à poesia e ao conto fantástico.

A obra poderá ser encontrada no site da editora (http://editoramultifoco.com.br/loja/product/estudos-em-linguagens-dialogos-linguisticos-semioticos-e-literarios-vol-2/) e adquirida pelo valor de R$ 52,00.

Confira as universidades envolvidas no projeto:

UENP: Universidade Estadual do Norte do Paraná – PR

UEL – Universidade Estadual de Londrina – PR

UEM – Universidade Estadual de Maringá – PR

Universidade Federal da Grande Dourados -MS;

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Vitória da Conquista – Bahia;

Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz;

Faculdade do Norte Novo de Apucarana (FACNOPAR);

Universidade Estadual Paulista;

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS);

Associação Educacional do Cone Sul

Instituto Federal do Estado de São Paulo