Escrever umpontuacao texto científico, além do embasamento teórico, requer algumas habilidades técnicas. Uma dúvida comum é sobre o uso os sinais de pontuação: vírgula, parênteses, colchetes ou travessões. Esse símbolos de pontuação em  nossa língua têm sentidos muito parecidos e é preciso sutiliza na interpretação daquilo que se quer dizer para fazer a escolha certa na hora do seu emprego.

  • Parênteses: Os parênteses são usados para SEPARAR uma parte do texto para dar uma explicação mais detalhada ou um comentário. Também usado para colocar datas. O que está dentro do parênteses pode ser retirado do texto. Atenção: os espaços são usados antes e depois do parênteses, mas não dentro dele

Ex: Vou passar minhas férias (em Florianópolis ) com meus amigos.

  • Travessões: Os travessões são usados para  SALIENTAR OU DESTACAR parte do texto. As palavras que ocupam espaço entre os travessões recebem um “plus” que lhes afiança um sentido de maior importância. Atenção: os espaços são usados antes e depois do travessão, bem como dentro dele.

Ex: Vou passar minhas férias  – em Florianópolis – com meus amigos.

  • Colchetes: Os colchetes são usados quando a expressão ou parte do texto foi SUPRIMIDA DO TEXTO JÁ PUBLICADO anteriormente, em geral texto de outro.

Machado de Assis escreveu muitas cartas a Sílvio Dinarte. [pseudônimo de Visconde de Taunay, autor de “Inocência”]