Inseridos na imprensa online há mais de uma década os comentários de leitores, como parte da cultura participativa, continuam gerando controvérsia, seja por ser um recurso ainda subutilizado de maneira sistematizada na agenda da mídia, por não se configurar efetivamente como um espaço de colaboração do jornalismo (pelo menos no modelo tradicional de colaboração) ou por, na interação com outros internautas, ainda ser foco de críticas pela constante incivilidade no conteúdo de muitos posts colocando em xeque a qualidade e necessidade de seus serviços.

Diante dessa realidade a proposta deste artigo foi descrever o que tem sido pesquisado no país sobre o tema. O levantamento feito entre os meses de janeiro e março de 2014 analisou pesquisas nos 46 programas de pós-graduação em Comunicação Social (Mestrado e Doutorado) listado pela Capes (www.capes.gov.br). Nesse período não foi encontrada nenhuma publicação nesses níveis que tivessem a palavra “comentário” no seu título. Aprofundando a listagem para a leitura de resumos encontrou-se algumas teses e dissertações que adotam a análise de comentários em suas metodologias, embora a ferramenta não seja o foco principal do trabalho. O artigo, portanto, faz um panorama do tema e tenta classificar em que aspectos o assunto tem sido mais discutido ou ignorado pelos pesquisadores brasileiros.

O texto está publicado nos anais do Quinto Simpósio Internacional de Ciberjornalismo, organizado pela UFMS. Veja no link: Panorama dos comentários de leitores

Ou baixe aqui no Blog: artigo-comentario-simposio5-thaisa