Os posts de leitores na internet, os famosos comentários, sejam nos veículos noticiosos ou membros de redes sociais, são debatidos nas suas diversas perspectivas no e-book “Comentários na Internet” (Imperatriz: Edufma, 2014. 158 p. ISBN 978-85-7862-391-3) que pode ser baixado de graça pelo endereço: http://gmidia.ufma.br/?page_id=630.

O livro traz distintos olhares para o fenômeno social que os comentários de leitores trouxeram para o cenário da mídia e reúne pesquisas nas áreas da Linguística, Análise do Discurso, Cartografia, Comunicação entre outros. Os estudos analisam essas publicações usando também olhares variados, permitindo, num único livro, tratar do tema nas suas distintas manifestações, passando pela descrição detalhada do dispositivo em diferentes plataformas, pelo controle do discurso nas orientações de uso, até análises de conteúdo nas postagens em redes sociais. Ao todo são dez artigos cujo tema é tentar entender essa ferramenta, sua funcionalidade, apropriações e possibilidades.

A publicação reúne pesquisas levantadas em vários cantos do Brasil, com estudos de universidades do Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso do Sul, Ceará, Maranhão, São Paulo, e outros. A capa do livro é assinada pelo fotógrafo Iury Bueno, da Universidade Federal do Amazonas. O livro pode ser baixado em formato de Epub… ou pdf. EXPLICAR ALGO QUI.

A ideia do livro é uma inciativa dos professores de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz e integra o trabalho de pesquisa da linha Novas Tecnologias e Mídias Digitais, do grupo de pesquisa da instituição denominado GMídia. E, embora este seja o primeiro trabalho da linha de pesquisa, não é o primeiro livro do grupo, que com este, soma três publicações, a primeira impressa, intitulada “Comunicação, jornalismo e Fronteiras Acadêmicas”; que discute a pesquisa na área por distintas perspectivas teórico-metodológicas, de 2011; e “Comunicação, práticas e Reflexões” e um e-book lançado em 2013 com o resultado de pesquisas teóricas e práticas envolvendo comunicação e jornalismo.

PDF: Comentarios-na-Internet

comentarios